Círculo Cromático

ACD_BlogPost_CirculoCromaticoCover

Como combinar as cores?

Durante os Encontros Jardim Secreto os alunos sempre me perguntam como combinar as cores. À principio, não existe certo ou errado quando se trata de combinar as cores. Mas nem todas as combinações de cores formam uma combinação harmoniosa. Uma dica que eu dou é utilizar o Círculo cromático para auxiliar na criação das suas harmonias. Aproveite esta terapia anti-stress para aprimorar o conhecimento sobre as cores.

Dicas de como Combinar as Cores do Círculo Cromático:

ACD_CirculoCromatico_final-01

Cores vizinhas no círculo cromático são chamadas cores análogas e geram uma combinação harmoniosa enquanto que cores opostas no círculo — cores complementares geram grande contraste. Outras formas de gerar harmonias são as harmonias tríades , ou seja uma seleção de cores que estão equidistantes entre si formando um triângulo cromático. E as complementares divididas: uma combinação entre uma cor e a cor em sequencia a sua complementar. Tudo vai depender do impacto ou efeito que você deseja causar com seu desenho. Use seu livro para experimentar e descobrir novas formas de combinar as cores.

Faça você Mesmo:

Você pode colorir seu próprio Círculo Cromático baixando o arquivo abaixo. Dica: Busque as cores da sua caixa de lápis de cor que mais se aproximam dos 12 tons usados no exemplo do círculo acima e colora de forma uniforme as lacunas do círculo.

ACD_CirculoCromatico_DIY

Falaremos sobre mais possibilidades de combinação nos nossos Encontros Jardim Secreto e no nosso blog. Quer participar do próximo encontro inscreva-se pelo email acd@acdrj.com.br.