Fabiane Mandarino Terrários

Fabiane Mandarino

Fabiane Mandarino — Terrário Designer

Fabiane Mandarino

Designer especialista em mini paisagismo

Terrários & Cia. é um atelier botânico especializado na criação de terrários decorativos e treinamentos localizado no Jardim Oceânico, Rio de janeiro. A empresa foi criada em 2014 pela designer Fabiane F. Mandarino, uma estudiosa dos terrários há quase 10 anos. Nascida no Rio de Janeiro em 1977, Fabiane Mandarino é apaixonada por botânica e design. Fabiane é graduada em Comunicação Social (Produção Editorial) pela UFRJ com mestrado em moda (Fashion Styling) pelo Instituto Marangoni em Milão e pós-graduação em Design Gráfico em Londres LCC – London College of Communication e Design de Superfície no ISCD – International School of Colour & Design em Sidney.
 
Por 20 anos teve a oportunidade de trabalhar com profissionais conceituados em diversas áreas de atuação no campo da moda e design ao redor do mundo – Rio de Janeiro, Milão, Paris, Londres e Sidney. Depois de viver no exterior por cerca de 14 anos ela retorna ao Brasil em 2012 onde criou a Academia da Cor e Design (ACD) — um núcleo de criatividade e treinamento com foco em cor e design localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e o atelier botânico Terrários & Cia. Fabiane tem clorofila e pigmentos correndo em suas veias. Ela se apaixonou pelo universo dos terrários enquanto morava na Austrália. Em suas trilhas ela coletava espécimes de plantas para usar como inspiração em suas ilustrações botânicas, estampas e seu trabalho fotográfico.
 
A partir daí foi pesquisando formas de preservar e manter vivas estas plantas. Começou fazendo jardins de musgo em casa e logo percebeu a importância de aprofundar seus conhecimentos sobre botânica e a arte de fazer ternários. Em 2012 partiu para os E.U.A. e realizou um curso no Jardim Botânico de Nova York (NYBG) com a designer de terrários Maria Colletti. Quando se conheceram Maria escrevia seu livro: Terrariums – Gardens Under Glass: Designing, Creating, and Planting Modern Indoor Gardens. Maria inclui fotos do trabalho de Fabiane em seu livro. De volta ao Brasil o hobby foi se transformando em negócio após fazer o EMPRETEC no SEBRAE e teve seu début na edição do Morar Mais Por Menos à convite da arquiteta Dolores Marafelli em 2014.
 
Desde então ela busca aprofundar seu conhecimento sobre botânica realizando cursos livres de especialização em terrários, jardinagem paisagismo e fitoterapia no Rio de Janeiro, São Paulo, Cidade do Cabo, Nova York e Londres. Hoje ela faz parte do quadro de voluntários do Kirstenbosch National Botanical Garden onde ela colabora anualmente e pertence a British Cactus and Succulent Society. Ela permanece em busca do aprofundamento do seu conhecimento em busca de aperfeiçoar a longevidade dos micro-ecossistemas visando o prolongamento da vida das plantas nos terrários.