Quartzo Rosa e Serenidade Cores 2016 Pantone

Pantone_ColorOfYear2016_TopBannerBlog

Quartzo Rosa e Serenidade Cores 2016 Pantone

Um gradiente para colorir 2016

Quartzo Rosa e Serenidade são as cores para 2016 segundo a Pantone saiba o por quê.

Toda estação a Pantone lança uma cartela cromática inspirada nas cores usadas por designers e no espírito de nosso tempo, marcado por eventos culturais e o cenário político, econômico, ambiental e social. Em Setembro a Pantone apontou o Quartzo Rosa como a cor do verão 2016 uma estratégia nova e eu me perguntei se eles já estavam testando a receptividade para o lançamento da cor do ano geralmente anunciada ao público em Dezembro. No ano passado quando eles lançaram o Marsala eles já utilizaram um dueto de azul Aquamarine 14-4313 e Rosa Straberry Ice 16-1720 como harmonias de apoio.

Este ano eles propuseram pela primeira vez um dueto composto pelo Rosa Quartzo Pantone 13-1520 e O Serenidade Pantone 15-3919.
A escolha é uma resposta a todas as crises econômicas e turbulências políticas e migratórias que vimos em 2015. Em 2016 precisaremos nos entender melhor, nos relacionar melhor e necessitamos de mais tranquilidade, ordem e serenidade. Os tons de azul e rosa são dessaturados com a adição do branco e com isso temos as suas características de paz, pureza e leveza adicionadas como um antidoto para a vida acelerada e sobrecarregada que vivemos.

Em sua dualidade eles representam um equilíbrio ente um tom azul frio e um tom rosa mais aquecido e envolvente que visa o nosso bem-estar. Este gradiente vem enfatizar a igualdade entre os sexos e a mesclagem e fusão de papéis que vemos em muitas partes do mundo hoje.

Esta abordagem mais unilateral ligada as cores está coincidindo com os movimentos sociais em relação à igualdade e fluidez entre gêneros, maior conforto dos consumidores com o uso da cor como uma forma de expressão, e uma troca aberta de informação digital que abriu nossos olhos para diferentes abordagens para o uso da cor que desafiam associações de cores tradicionais. ” Disse Pantone em um comunicado à imprensa.

Pantone_ColorOfYear2016_2

No ponto de vista comercial a proposta de um dueto duplica as possibilidades de aplicação e comercialização de produtos. Na beleza por exemplo, estamos vendo as duas cores sendo aplicadas em conjunto. A Sephora está vendendo os dois batons e propondo um efeito gradiente nos lábios. Já percebemos também a tendência do efeito gradiente nas unhas e nos cabelos.

Pantone_ColorOfYear2016_Sephora

Espero que estes matizes inspirem um ano novo de muita leveza, compatibilidade e tranquilidade.

Quer saber mais como combinar as cores e aplica-las? Fique ligado no próximo post.

No Comments

Post a Reply